www.maxquevedo.bologspot.com

um blog voltado para que conheçam meu trabalho meu centro de treinamento e com dicas de saúde..para melhorar o conhecimento de voces

Quem sou eu

Minha foto
Sou um cara com muita personalidade que junta a rusticidade com sensibilidade, inteligente sagaz com uma energia positiva sempre pronto para ajudar, de bem com a vida, e procuro sempre me melhorar, me transformar num ser humano cada vez melhor ,e procurando dividir sempre com as pessoas que me cercam.!!!!! ....... "Prefiro a lagrima de nao ter vencido do q a vergonha d nao ter tentado" "O verdadeiro amigo nao e aquele q estende a flor mas sim o q nos colhe os espinhos" A desistência de um ideal é a atitude dos fracos e o esdonderijo dos covardes ! A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular." (Mahatma Gandhi) Há duas características principais entre o vencedor e o perdedor: o perdedor faz o difícil ser impossível e o vencedor faz o impossível ser difícil.

Arquivo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DEPRESSÃO, ESTRESSE OU ANSIEDADE? Peça ajuda também para a Atividade Física

Muitas pessoas que me conhecem me questionam querendo saber quais são os exercícios que devem fazer para se livrarem do estresse diário, da depressão ou para se tornarem menos ansiosas. É justamente neste momento que me vejo numa “sinuca de bico” – como diria meu avô. Isso porque não tenho as respostas que elas querem ouvir, e não as tenho porque não há um só exercício, ou um conjunto deles, que seja capaz, apenas por sua natureza, de curar um mal-estar psíquico. Mas então, o que a prática regular de atividade física pode fazer por nossa saúde mental?

Estudos demonstram que durante a prática de exercícios, substâncias neurotransmissoras – localizadas no cérebro – são liberadas aos montes. Isso acontece porque, com a atividade física, o coração trabalha mais. E se ele trabalha mais, bombeia mais e portanto há aumento do fluxo sangüíneo. Mas a coisa não pára por aí. Para que todo esse trabalho extra dê certo, é preciso a participação de um outro elemento: o oxigênio. Olha só como a regra é simples: se há trabalho, haverá consumo de oxigênio; se há ainda mais trabalho, haverá ainda mais consumo de oxigênio. É justamente aí que está a charada. Todo este aumento, tanto de oxigênio quanto de fluxo sangüíneo, acaba chegando aos tecidos cerebrais, estimulando sua atividade e liberando algumas substâncias. As duas das principais são: a beta-endorfina, que relaxa e dá sensação de prazer; e a serotonina, um tipo de antidepressivo natural que dá equilíbocrio emional e reduz os estados compulsivos.

Desta forma, quando estes componentes cerebrais, que são ativados pela atividade física, ajudam a melhorar o estado de ânimo do indivíduo, fica evidente a contribuição dos exercícios para com nossa saúde mental. É fato: quem pratica atividade física regularmente tem melhor humor e auto-estima; a pessoa se sente mais viva e ganha um brilho a mais. Além disso, tudo melhora: a respiração, a circulação sangüínea, a oxigenação pelo aumento dos batimentos cardíacos, a resistência física e etc.

Note que é este ganho de humor e auto-estima que irá aliviar a depressão, os sintomas associados ao estresse diário, ou abafar algumas sensações, como as de ansiedade. Mas há um detalhe em tudo isso. Os sintomas têm uma origem e é nesta origem que ele deve ser tratado, legal seria procurar também um profissional de saúde mental, um médico ou um psicanalista, por que não?

Já dizia o poeta que é melhor ser alegre que ser triste. Ora, se a prática regular de atividade física pode ajudar a minimizar os sintomas relacionados ao estresse porque distrai o indivíduo daquilo que o aflige; se a prática regular de atividade física melhora o ânimo da pessoa e ela se vê mais à vontade diante dos tropeços da vida, se fica mais calma e se cansa menos, se ela se torna mais sociável e pode sorrir mais, se tudo isso só posso concluir que a prática de exercícios contribuí, em muito, para a gente ser mais alegre do que triste.

Mas, de quais exercícios estamos falando? De todos aqueles que façam você se sentir bem e que, acima de tudo, lhe tragam prazer. Mas não se esqueça: procure sempre a orientação de um especialista.

0 comentários: